A TV Anhanguera/Globo realiza amanhã o seu tradicional debate com os candidatos. Mauro Carlesse, tudo indica, não irá. Ainda mais depois do que teria acontecido no debate da TV Record/Jovem Palmas na semana passada.

Debates no rádio e tv, com raras exceções, tem se demonstrado de forma ultrapassada. Os candidatos, não raro, dele fazem uso apenas para combater o adversário em detrimento da apresentação de propostas.

E como não são os jornalistas das emissoras que fazem as perguntas e sim os próprios candidatos uns aos outros, a consequência lógica é usarem o espaço para explorarem fragilidades dos adversários.

E aí deixa de ser um debate para se transformar num embate, favorecendo aquele melhor de oratória, retórica e manejos de voz e imagem que, em absoluto, poderia ser determinante no seu desempenho no cargo público que disputa.

Do ponto de vista meramente pragmático, Carlesse não é obrigado a participar do debate que beneficiaria, não há dúvidas, seu principal adversário, Carlos Amastha, como viés de alta nas pesquisas e a cinco dias das eleições. Não haveria melhor escada que o governador nas atuais circunstâncias.

Uma decisão que, intuo, poderia tomar o próprio Amastha em situação contrária por mero uso da razão. E isto não seria um desrespeito com o eleitor ou com a emissora. Os candidatos, como o governador e o próprio Carlos Amastha, já passaram por praticamente todos os municípios levando sua mensagem de forma direta ao eleitor.

Não seria um debate/embate que iria substituir uma suposta deficiência de demonstração de seus projetos à população.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Lembram-se daquele projeto de Zero Papel descrito aqui no blog há duas semanas como meta do governo com a utilização, pela Secretaria da Fazenda, do sistema Sf...

Os números são impressionantes. O contrato 040 (2024) – assinado em 25 de março e já empenhado – da Prefeitura de Peixe se compromissando a...

O Ministério Público fez publicar no seu Diário Eletrônico de ontem a Portaria de Instauração – Procedimento Preparatório 144...