Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
  • Home
  • Ponto Cartesiano
  • Se fica mais barato demitir, evidente que será essa a opção do empregador. Ou seja: projeto de Siqueira reduzindo multa por demissão favorece desemprego!!
Ponto Cartesiano

Se fica mais barato demitir, evidente que será essa a opção do empregador. Ou seja: projeto de Siqueira reduzindo multa por demissão favorece desemprego!!

O senador Siqueira Campos quer reduzir de 40% para 10% a multa hoje aplicada ao empregador pela demissão sem justa causa do empregado.

Siqueira propôs algo no Senado que deputados, senadores e Michel Temer (impulsionado pelo empresariado paulista) não tiveram coragem de fazer na Reforma Trabalhista em 2017.

A justificativa é a surrada falácia: a multa só gera prejuízos, engessa o mercado de trabalho e o dinamismo da economia. A falácia foi usada na Reforma Trabalhista em 2017. Eliminava-se direitos trabalhistas (dispostos na CLT) em prol do ambiente econômico e que isto levaria a acabar-se com o desemprego.

De lá para cá, o desemprego no Brasil pulou de 12,3 milhões (2017) para 13 milhões (julho/2019). Um exército de 700 mil pessoas foi acrescido ao batalhão dos sem-emprego. Ainda que as empresas fossem aliviadas de uma penca de obrigações previstas na CLT. Se um ganha, outro perde. Não há vácuo na economia.

É uma pauta meramente comercial. Não há benefício nenhum à economia. E sim prejuízo ao trabalhador. Se há ganhos, eles serão das empresas que poderão, sem qualquer ônus, demitir um empregado e contratar outro mais barato sem indenizá-lo.

Se é legítimo o direito das corporações de brigarem por menos custos, assiste ao empregado a mesma opção por segurança no trabalho. Ilegítimo é o raciocínio falacioso de que isto irá beneficiar a todos.

Aliás, essa balança do Estado da Livre Iniciativa e da Justiça Social, nos termos em que se a defende,  levou o Tocantins a registrar hoje  55% de sua população situada na pobreza e extrema pobreza (relatório do Banco Mundial) e um espantoso PIB  per capita de R$ 20 mil. Ou seja: uma concentração de renda que chega a ser até criminosa.

A redução da multa pelo desemprego, pela lógica, a aumenta na medida em que fica mais barato demitir.

Posts relacionados

Esperada demissão em massa de comissionados. Carlesse está correto: não pode um governo gastar 73% de suas receitas com salários

luizarmandocosta

Até quando age certo administrativamente, governo se perde politicamente: justifica redução do orçamento sugerindo produto de decisão política de governos no 1º ano

luizarmandocosta

Justiça quer ouvir prefeitura sobre suspensão de empresa de estacionamento!! Depois de indefensáveis ilegalidades apontadas pelo TCE e MPE!! Até lá, empresa mantém a invasão de área pública e botando a mão no bolso do cidadão!

luizarmandocosta

Deixe seu comentário