Na semana passada a Justiça Eleitoral  mandou retirar do ar um comercial do candidato a governo Marcelo Miranda. Considerou que não atendia à legislação,  era ofensiva ao seu adversário, governador Sandoval Cardoso, candidato à reeleição. Decisão da Justiça é para ser respeitada. Eu  não vi qualquer ofensa a Sandoval mas não sou juiz nem advogado de qualquer parte.  Preocupo-me, entretanto,  com a liberdade de expressão e, certamente, no que ela também se obriga.

Por exemplo: os comerciais de rádio de Sandoval Cardoso nesta segunda imputam uma inverdade a Marcelo Miranda, uma calúnia sem precedentes. A propaganda diz textualmente que Marcelo Miranda retirou do Tocantins os médicos cubanos!!!!! A tentativa é fazer um link com o programa Mais Médicos, da presidente Dilma Roussef., que tem dado certo aqui e no país. E fazer um contraponto ao caos da saúde no Estado.  Um dos advogados de Marcelo, Solano Donato, me liga agora pela  manhã desta segunda e informa que a coligação pediu ainda na sexta-feira direito de resposta. Deve ser concedido, lógico, os fatos assim o indicam.

A  mensagem subliminar é a de que Marcelo seria contra os médicos cubanos e contra a...saúde pública!!!!! Trabalharia contra o atendimento médicos nos pequenos municípios, considerados mais carentes. Sandoval, de resto, ainda que não falasse a favor dos cubanos, faria uso do que teria feito o seu adversário contra os cubanos e, lógico, prejudicando a população.

Como se sabe, a decisão de retirar os  médicos cubanos no Tocantins  em 2000 foi da Justiça Federal que concedeu decisão favorável ao Conselho Regional de Medicina. Pela tese de Sandoval , candidato à reeleição, no seu programa (que era a mesma do então senador e hoje candidato a deputado estadual, Eduardo Siqueira, então adversário de Marcelo, que cobrou o governo na época isso!!!), Marcelo deveria desobedecer a ordem judicial!!!! E manter os médicos no Estado em 2000!!!


No mesmo programa de hoje, na sequência dessa mentira deslavada sem qualquer oposição, seja de Marcelo ou do Ministério Público Eleitoral, o candidato à reeleição, de própria voz, informa que está tomando empréstimo de R$ 10 milhões (o governo elevou a dívida interna e externa em 93,5% nos últimos três anos e meio podendo chegar a 186% até o final do ano) para implantar um sistema de controle dos medicamentos. E compara o governo como uma farmácia onde às vezes o consumidor procura o remédio e ele está em falta.


Ora, vejam bem: Governo do Estado não é balcão de farmácia. Agentes públicos lidam com recursos  públicos e não privados. Planejamento e gestão são obrigações!!!! Na saúde, nem me fale!!!! Os medicamentos e equipamentos necessários para atendimento à população, como é público, na grande maioria das vezes, não existem porque o governo não está pagando os fornecedores. Não paga coleta de lixo, quer mais o quê?  

Se não paga o essencial, como é que vai gastar R$ 10  milhões num sistema de informática para atender 18 hospitais??? Quando os hospitais não têm dipirona, como informa o próprio Sandoval em seu programa? Se não consegue administrar recursos de 18 hospitais!!!! Se não consegue comprar dipirona!!!!!

Mas vem mais por aí: o governo tem mudado o plano de trabalho dos recursos do BNDES e Banco do Brasil. Bem na cara da Lei de Responsabilidade Fiscal que em ano eleitoral tem suas exigênciasl!!!! Esses empréstimos que ele tem aplicado em lama asfáltica. Dias atrás, já que estamos discorrendo sobre área de saúde, Sandoval informou que aplicaria alguns milhões o Hospital de Araguaína.  Grana que já está escorrendo pelas alterações do plano de trabalho.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...