Os indicadores do Boletim Focus (Banco Central) publicados ontem indicam mais uma queda na projeção de crescimento do PIB: as riquezas do país no ano agora só crescerão 1% contra a projeção de dezembro de 2018 que apontava um crescimento de 2,5% do PIB em 2019.

Para o Tocantins, pior ainda. As receitas públicas do orçamento de 2019 foram projetadas estimando-se um crescimento do PIB nacional da ordem de 3%. Pelo Banco Central, uma diferença de 66% entre o crescimento de receitas previstas pelo governo e o que pode, pelas novas projeções, se materializar.

Uma das quedas estão no setor da indústria. A produção industrial no país tinha previsão de crescimento de 3% em dezembro de 2018. Em maio, a previsão caiu para 1,5%. Ou: 50% a menos de crescimento.

O presidente da Federação das Indústrias do Tocantins, Roberto Pires, no entanto, mantém-se otimista. Disse ao blog na noite de ontem acreditar que o PIB da indústria do Estado em 2019 não deve ficar a abaixo do registrado em 2018. "Acredito na manutenção do desempenho", disse o dirigente.

Nas séries históricas do PIB já ocorreu de o PIB nacional cair e o PIB estadual aumentar. É possível quando há diferenças na movimentação econômica. No caso da indústria, no Estado o setor representa 13% do PIB total estadual.

O dificultador dessa equação é que, por classes sociais, o Estado tem 50% de sua população nas classes D e E (27%/E e 23%/D), Outros 43% estão na classe C. Só 3% na classe B e 4% na A. De outro modo: uma eloquente concentração de renda.

Mais: 32% do PIB vem da administração pública (dados de 2018) e outros 26% de serviços. Comércio (18%) e agropecuária (14%) formam o resto do bolo.

Leitura óbvia: a maior fatia do PIB está situada numa faixa que não produz riquezas, bens ou produtos.

 

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Ministério Público fez publicar no seu Diário Eletrônico de ontem a Portaria de Instauração – Procedimento Preparatório 144...

Medida Provisória publicada no Diário Oficial do Município garante aumento retroativo a janeiro para os funcionários da administração dir...

A Secretaria da Fazenda tem sido o motor do governo. Relatório do Conselho Nacional de Política Fazendária-Confaz (com dados de ontem e publicado nesta quin...