Caros!! Há uma série de denúncias de assédio moral e sexual no Corpo de Bombeiros. Inclusive envolvendo comandantes. Informação pública. Procedimentos na Defensoria Pública e no Ministério Público. Há IPMs.

Aí, o Comandante do Corpo de Bombeiros marca para esta quarta uma reunião com todas as militares mulheres bombeiras (na Academia de Formação de Bombeiros Militares) para uma "reunião institucional"!!! como vai no convite. Evidente que se submete ao escrutínio de que haveria ali reuniões que não fossem institucionais.

Mas não é o ponto: a reunião é com as bombeiras mas é chamado também o Secretário de Comunicação do governo. As bombeiras convidam assim a presidente da Associação das Policiais do Estado do Tocantins que é barrada pelo Comando do Corpo de Bombeiros na entrada do evento, negativa gravada pelas mulheres onde o oficial justifica que a reunião é só para mulheres e o Secretário convidado. "Uma agressão", disse a este blog nesta manha a presidente da entidade, Giovana Nazareno. Tenho os áudios das argumentações dos oficiais bombeiros.

Como apurou este blog, a Secretaria de Comunicação estaria tentando "convencer" as bombeiras a gravarem mensagens dizendo o quanto é bom trabalhar na Corporação. O que,pela lógica, negaria as acusações de assédio moral e sexual na Corporação, transformando as próprias bombeiras de vítimas das acusações graves que levaram ao MPE e Defensoria. Um primitivismo e primarismo chocantes, como cuidam de espalhar, direto da reunião, as próprias bombeiras. Evidentemente que não assinariam atestado de culpa de forma transversal. Uma dupla violência.

Vejam bem!!! O bom senso, seriedade coma coisa pública e a transparência atrairiam do governo e do Bombeiro certamente outra forma de administrar a questão que vai ser pendurada na imprensa nacional quando recrudescem os movimentos contra a violência às mulheres. As bombeiras, além da agressão sexual, moral e ética que acusam a superiores, são, pela ação, violentadas também na sua representação.

Fosse uma preocupação séria do governo e do Bombeiros com a questão, estariam alí o Secretário de Segurança Pública, Defensoria, Ministério Público, Corregedoria e não Comunicação. E se daria oportunidade às vítimas e não submetê-las a alguma forma de admoestação como é dado concluir da reunião

Obviedade que a preocupação não seria com a investigação ou punição de responsáveis por condutas inapropriadas e até criminosas. E sim com a sua propagação ou contenção, como é notório na proibição da representante das policiais de participar do encontro, mesmo convidada pelas supostas vítimas em oposição ao convite ao Secretário de Comunicação e a estratégia de convencimento para gravação contrária de peça de publicidade e propaganda.

O governo, como já avaliei aqui, tem boas intenções. Mas um auxiliar que tenha buzinado tal medida como contenção não opera a seu favor ainda que na mais absoluta boa fé. Que se pode dizer de boa para o governo, mas literalmente em desfavor da lei que protege as mulheres de tais abusos.Má fé mesmo.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, negou neste sábado Reclamação da BRK contra a convocação do CEO da empresa, Ale...