De vez em quando leitores retrucam o blog: poxa, LA, você pega demais no pé do governo, parece ser contra Mauro Carlesse, essas coisas. Primeiro: jornalista não pode ser adversário daquele que produz sua matéria prima diária. Ele não pode participar da notícia!!

Segundo: fui dos poucos que defendeu Mauro Carlesse contra variado preconceito (não só de natureza pública, mas pessoal) que norteava as percepções de muita gente aí sobre o Governador e o seu grupo.

E continuarei defendendo-o e a seu governo quando entender corretas suas decisões e apontá-lo equivocado em outras quando raciocinar que equivocadas o sejam naquelas de caráter público.

Percebam: já é praticamente decidido que o governo vai conceder promoções/progressões aos policiais miliares no próximo dia 21 de abril. O governo suspendeu não só os efeitos financeiros, mas as promoções/progressões dos outros 30 mil servidores.

Os deputados, inclusive, teriam modificado a MP (a pedido do governo) incluindo também a data-base!! A lei até hoje não foi publicada!!! Como explicaria o governo ao conjunto da população que abriria exceção aos PMs sem qualquer justificativa (por que não as há do ponto de vista administrativo) para a discricionariedade!!!

Os próprios PMs que deverão ser beneficiados (como apurou o blog na noite de ontem) se movimentam contra a medida!!! E por que? Ora, porque a intenção do Palácio Araguaia é conceder as promoções/progressões mas não pagar o valor remuneratório correspondente.

Ou seja, o policial receberia a patente de 1º sargento e continuaria com salários de 2º sargento, por exemplo. Outro é promovido a Capitão com a tarja e tudo percebendo vencimentos de 1º tenente!!! Será um Capitão ganhando como 1º  tenente. PM é orientada por hierarquia e disciplina.

Evidente que é previsível uma enxurrada de ações do PMs e dos demais servidores públicos contra a medida. No caso dos PMs (desde 2016 sem promoções) muitos deixaram de se aposentar esperando-as. Agora serão promovidos cerca de 2 mil policiais. Destes, cerca de 400 irão para a reserva. Serão promovidos mas não receberão pela progressão consequente na carreira policial.

Como não apontar tal equívoco!!! Como não demonstrar a inconstitucionalidade de tal medida tomada por Mauro Carlesse e sua maioria parlamentar? Uma decisão eivada de vícios legais e demonstrativa de ineficiência e falta de planejamento governamental.

A não ser que o governo tenha como finalidade deliberada aprontar confusão com o Estado, brincando de administrar os recursos públicos (e aí outra ilegalidade e ilegitimidade), o Palácio está a demonstrar uma completa falta de condições para conduzir o governo e sua população, dando gás à pior crise por que passou o Tocantins nos seus 30 anos. Quando a população depositou confiança que Mauro Carlesse a debelasse e não a aprofundasse.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...