Por Priscila Cavalcante

Conselheiros, membros da diretoria, executivos e presidentes de sindicatos patronais filiados à Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) participaram nesta terça-feira, 07/03, do 1º Diálogo da Rede Sindical transmitido para as federações de todo o Brasil, via videoconferência, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esta é a primeira de duas reuniões virtuais previstas para 2017. A segunda acontece em agosto também na sede da Federação em Palmas.

A Rede Sindical conta com a participação ativa de 26 federações e de cerca de 600 líderes e executivos sindicais de 15 setores industriais mediados pela CNI. Foram abordados temas como o cenário passado e presente da economia do País e a retomada da perspectiva otimista no segmento industrial evidenciada nos números apresentados pelo gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. Ele apontou a expectativa de crescimento do PIB em 0,5%, 2,3% nos investimentos, 0,2% no consumo e 1,3% no segmento industrial, todos até o final de 2017.

A discussão seguiu com a apresentação do cientista político, Luciano Dias, que falou sobre a importância de obtenção de maiorias no Congresso e Ministério para a governabilidade fazendo a comparação com as 4 últimas gestões presidenciais. Segundo ele, a melhor situação é a enfrentada pelo Governo Temer (base 366 e oposição 111).

O planejamento das ações da Rede Sindical da Indústria em 2017 também foi abordado. A gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, antecipou novidades que serão lançadas em 2017 como o aplicativo da Rede Sindical que que disponibiliza aos integrantes publicações e assuntos de interesse, perfil, calendário de ações, entre outras ações. O Catálogo On Line de Boa Práticas Sindicais também vai ser disponibilizado pela Rede Sindical.

No Tocantins, participaram do Diálogo o presidente do Sinduscon/TO, Bartolomé Garcia, representando o presidente Roberto Pires, os vice-presidentes da FIETO, Carlos Suzana e Emilson Vieira, o presidente do SIMAM/TO, Geová Pereira, o presidente do SIG/TO, Gliner Borges, presidente do SIQFAR, Walter Atta, o presidente do SINDIREPA, José Febronio, o conselheiro Tiago Ferreira, entre outros.

A Rede Sindical da Indústria foi criada para intensificar o alinhamento, a mobilização em temas de interesse comum e a troca de informações entre as entidades que compõem o Sistema de Representação da Indústria - sindicatos, federações e CNI. (Assessoria de Imprensa FIETO)

 

 

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...