A publicação do novo organograma da Polícia Civil do Estado do Tocantins no Diário Oficial do Estado (DOE n. 5.251/2018) desta quarta-feira (5), adequando-se às medidas de redução e controle de despesas do governo estadual, seguidas do ato de nomeação dos novos gestores do órgão de segurança, provocou a manifestação das entidades de classe da categoria, através da emissão de diversas moções de aplauso.

A designação de delegados aos cargos de delegados-regionais e de chefes de diretorias da Polícia Civil e da Secretaria da Segurança Pública, assim como a de escrivães, agentes e perito oficial a cargos de diretoria e gerência da pasta, somou-se às nomeações dos delegados Rossílio de Sousa Correia e Marcelo Santos Falcão Queiroz aos cargos de delegado-geral da Polícia Civil e subsecretário da SSP, publicados na imprensa oficial na semana anterior, sendo respaldadas por associações e sindicatos profissionais locais.

Nas notas públicas, o consentimento das entidades teve como fundamento o acerto na escolha dos profissionais para o exercício das funções, o fortalecimento do órgão e a democratização de acesso a tais cargos, que, além da figura de delegados de polícia, foram compostos por agentes, escrivães e perito oficial em atribuições estratégicas da nova gestão.

Para o delegado-geral Rossílio de Sousa Correia, a manifestação propicia confiança e respaldo para a implementação de projetos em prol de todos os policiais civis, o que, certamente, irá impactar na melhoria dos serviços públicos prestados pela Polícia Civil ao cidadão tocantinense. E completou: "A Polícia Civil conta hoje, com efetivo de 1.789 policiais civis em atuação, 1.604 deles distribuídos entre agentes e escrivães que possuem formação técnico-jurídica de qualidade, que, ao lado das autoridades policiais e o inegável conhecimento que possuem, tornam nossa polícia gabaritada para realizar suas funções de combate à criminalidade e de garantia de direitos à população com total qualidade e eficiência", frisou.

Confira, abaixo, trechos das moções publicadas pelas entidades:

 

Associação das Mulheres Policiais do Tocantins – AMP/TO

"Tomo como acerto legítimo e maravilhoso a nomeação do delegado de Polícia Civil Rossílio de Sousa Correia como delegado geral da Polícia Civil do Estado do Tocantins. Não podendo esquecer-se de parabenizar aos demais policiais nomeados, todos de grande valor para a sociedade e para cada um de nós, policiais civis".

Associação dos Agentes de Polícia Civil do Estado do Tocantins - AGEPOL

"É com orgulho e satisfação que a AGEPOL-TO, entidade representativa do cargo de Agente de Polícia da Polícia Civil, [...] noticia a nomeação do Agente de Polícia Cláudio Lopes de Oliveira para o cargo de Gerente de Administração da Academia de Polícia Civil, e do ex-integrante da carreira e agora Delegado de Polícia, Ênio Walcacer de Oliveira Filho, para o cargo de Diretor de Inteligência da estrutura da Secretaria da Segurança Pública. [...] Esta é a uma das premissas da nova gestão da AGEPOL-TO, a busca pelo reconhecimento e valorização deste profissional."

Associação dos Escrivães de Polícia Civil do Estado do Tocantins – AEPTO

"A Associação dos Escrivães de Polícia Civil do Estado do Tocantins, Aepto, parabeniza a escolha dos novos diretores e gerentes no Ato n. 1.686 NM. Em especial, o escrivão de polícia Raimundo Augusto Delgado Júnior, gerente de ensino da Academia de Polícia, e o agente de polícia Cláudio Lopes de Oliveira, gerente de administração. A categoria sente-se orgulhosa e bem representada tendo escrivães e agentes da Polícia Civil frente ao gerenciamento destes departamentos."

Associação dos Policiais Civis do Estado do Tocantins - ASPOL/TO

"A Aspol parabeniza os novos diretores da Secretaria de Segurança Pública [...] e coloca-se à disposição da gestão, sob o comando do Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Rossílio de Sousa Correia, para no que for preciso, no fortalecimento institucional".

Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins – SINPOL/TO

"[...] o Presidente deseja sucesso a todos e espera o comprometimento e determinação destes para a construção de uma Polícia Civil mais eficiente às demandas da sociedade tocantinense. [...] O SINPOL-TO reafirma o compromisso para com os Policiais Civis dos cargos representados pela entidade, "buscamos uma Polícia una e com participação de todos os cargos, privilegiando a meritocracia."

Deixe seu comentário:

Estado

  Um médico de 65 anos e sua esposa de 44 foram indiciados nesta sexta-feira, 19,  pela Polícia Civil do Tocantins pela prática dos crimes de est...

O Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG) em Palmas foi palco da solenidade de promoções e entrega de medalhas aos policiais militares do Toc...

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou na manhã desta sexta-feira, 19, na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a solenidade em com...