Atuação do profissional de fisioterapia e debatido durante o III Simpósio de Fisioterapia do Hospital Geral de Palmas (HGP), realizadona segunda-feira, 15. A ação marcar as comemorações pelo dia do fisioterapeuta, celebrado no dia 13 de outubro. O evento é realizado pelo HGP em parceria do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Tocantins (Sinfito), Instituto de Excelência em Educação e Saúde  e Associação Amigos do HGP.

 O médico e diretor geral do HGP, Daniel Hiramatsu, parabenizou todos os profissionais e agradeceu aos fisioterapeutas que vieram de outras unidades hospitalares. "Esta iniciativa é uma das diversas que serão realizadas no HGP. Os profissionais merecem capacitação, reforçando a qualificação em várias áreas da saúde. Nós somos uma equipe de saúde do Estado do Tocantins e queremos que todos se capacitem, pois estamos pensando em primeiro lugar no paciente. Se todos tiverem as devidas qualificações vai ser bom tanto para o profissional quanto para o paciente!", concluiu.

Para o fisioterapeuta do HGP e membro do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Tocantins (Sinfito), Rafael Cota é um momento de incentivo ao conhecimento. "É muito importante ajudar no índice de aprendizado profissional, nós somos uma profissão nova, e nestes 49 anos temos conseguido destaque na qualidade de saúde, e na parte hospitalar acaba crescendo muito, como sempre trabalhamos baseado em evidências", afirmou.

Segundo a coordenadora do setor de fisioterapia do HGP, Cirlei Bezerra da Silva. "É necessário realizar nosso trabalho com dedicação, saber ouvir respeitar outro, muitas vezes o paciente necessita falar muito do que ser atendido. E entender que as pessoas são diferentes, há pacientes mais acanhados, depressivos, e reconhecer o outro e aceitar as diferenças e ver o que realmente ele precisa. Hoje nossas equipes participam das reuniões de caso clínicos, das passagens de plantões,  das discussões de casos clínicos junto a equipe médica e multiprofissional  para verificar o plano de hospitalização e reabilitação do paciente", estamos em todas áreas do cuidado".

Atuação

Atualmente são 101 profissionais no HGP em setores como a unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica, adulta e cardiológica, ambulatório, unidades de Cuidados Intermediários (UCI), equipes multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad), sala vermelha, amarela e unidades de internação.

O Douglas Alves é fisioterapeuta na Unidade Terapia Intensiva (UTI) adulto, veio prestigiar as palestras. "Esta iniciativa vem enriquecer a atuação do fisioterapeuta além de ser um incentivo ao conhecimento", declarou.

 A fisioterapeuta Aline Moreira veio de Miracema, onde atua no Hospital Regional da cidade, e achou uma oportunidade de atualização profissional. "É um evento importante para nós profissionais do Estado do Tocantins, discutir a melhoria  da qualidade  do nosso atendimento, principalmente no meu local de trabalho um hospital de médio porte do interior", ressaltou.

Palestras

A fisioterapeuta e palestrante Zivânia Lucena abordou Saúde Ocupacional  com o tema " Fisioterapia melhorando a qualidade de vida dos colaboradores. " Há cerca de 3 anos estamos realizando um projeto de ginástica laboral destinado aos profissionais do HGP, com intuito de amenizar certas dores decorrentes das suas atividades profissionais e proporcionar mais disposição no desenvolvimento de suas atividades, evitando o stress melhorando a produtividade destes servidores",  salientou.

A fisioterapeuta, Talita Brunes, falou sobre a "Atuação da Fisioterapia em Pacientes com Anomalias Crânio Faciais". "O HGP oferece o Serviço de Reconstrução Crânio Facial para os diversos  pacientes com anomalias crânio faciais entre eles crianças que possuem o lábio leporino. O serviço envolve consultas, avaliação da equipe multiprofissional e realização de procedimento cirúrgico. Além do procedimento cirúrgico, o hospital também oferece o processo de reabilitação, que conta com auxílio de uma equipe multiprofissional composta por cirurgião plástico, cirurgião buxomaxilofacial, cirurgião dentista, implantodontista, ortodontista e  fisioterapeuta. O Serviço conta com 430 pacientes regulados", disse.

Deixe seu comentário:

Estado

  Um médico de 65 anos e sua esposa de 44 foram indiciados nesta sexta-feira, 19,  pela Polícia Civil do Tocantins pela prática dos crimes de est...

O Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG) em Palmas foi palco da solenidade de promoções e entrega de medalhas aos policiais militares do Toc...

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou na manhã desta sexta-feira, 19, na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a solenidade em com...