A prefeita Cínthia Ribeiro, lê-se no Portal T1 Notícias, da jornalista Roberta Tum, pode judicializar a eleição do diretório regional do PSDB. De outro modo: pode buscar o tapetão. Um direito. Se viu irregularidade, deve contestar mesmo. A informação foi amplificada no mesmo dia em que a prefeita refutou críticas de Ataídes Oliveira fazendo alusão a eventuais plásticas mal sucedidas (na avaliação da alcaide) que teriam sido supostamente realizadas pelo ex-senador.

Tudo que Cínthia não deveria utilizar diante das circunstâncias por obviamente transformar Ataídes em vítima. Além de expor o mesmo padrão do ex-senador que a apontou como uma prefeita que começaria a trabalhar tarde posto dormir demais. Uma leviandade explícita para uma prefeita e mulher que também tem afazeres domésticos com educação de filhos.

Cínthia como é notório faz um trabalho notável na cidade. Até surpreendente considerando sua pouca experiência com administração pública. A prefeitura está enxuta e o seu primeiro balanço apresentado no início de 2019 apresentou superávit de R$ 87 milhões. Não é pouca coisa para a crise por que passam municípios brasileiros. Especialmente as capitais.

E pegou o carro andando numa velocidade razoável implementada por Carlos Amastha que mudou o perfil da Capital. Cínthia manteve o ritmo e melhor dada a simpatia e confiança que exala, sem estabelecer atritos públicos.

Mas tem pecado na administração política. A resposta a Ataídes é bem exemplo disso!!!! E, curioso, passados cinco dias de críticas até mais relevantes que lhes foram feitas pelo governador Mauro Carlesse, nem Cínthia nem sua base na Câmara (que tem um punhado de empregos na prefeitura) abriram a boca para defender a administração municipal, mais importante, evidentemente, que disputas partidárias internas.

Depois de falar do nariz de Ataídes (que fora eleito por unanimidade dos convencionais) a prefeita fez circular uma nota ontem dizendo-se orgulhosa de integrar o PSDB. Escrevendo dentre outras coisas que política é "a arte de unir forças, agregar e trabalhar em prol da comunidade".

A lógica indica que a nota, liberada após o malfadado twitter da prefeita sobre o nariz de Ataídes, tenha sido uma imposição das circunstâncias e que algum aliado da prefeita tenha demonstrado-lhe o estrago da resposta e a nota como que repararia um pouco do mal estar causado nos tucanos que, democraticamente, elegeram Ataídes e poderiam distanciar-se ainda mais da prefeita.

Cínthia tem tudo para disputar em pé de igualdade uma reeleição com Wanderlei Barbosa, o candidato do governo. E o PSDB tem mais chances com ela (que dispõe da máquina) que com outro filiado sem esta estrutura. Será governo contra prefeitura, não há dúvidas. Só o acaso para mudar isto. Cínthia, como apontam políticos e marqueteiros, é do tipo fácil de "carregar". Conquista, com simpatia, as pessoas muito facilmente. Até a Executiva nacional, nas suas reuniões internas, já demonstrou essa tendência de apoiá-la.

Mas precisa se acercar de determinados cuidados políticos. Ponderar impulsos que possam lhe ser incutidos por não-políticos e com menos experiência. Outro deles: a possibilidade de deixar o PSDB e ir para o Democratas, para onde seguiria também o governador Mauro Carlesse que já tem o seu próprio candidato à prefeitura da Capital. Uma opção seria escutar mais o senador Eduardo Gomes, um dos seus aliados e que pode apoiá-la na reeleição. Eduardo já tem dado alguma orientação política e Cínthia é inteligente. Ainda há tempo.

 

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...