Cobrança abusiva nas contas de energia" foi tema de uma audiência pública em Dianópolis, na noite desta quarta-feira, 13. A ação foi realizada pela Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-TO), por meio do núcleo regional do município e faz parte da Semana do Consumidor.
Na ocasião, o superintendente do Procon-TO, Walter Viana, destacou que no ano de 2018, o Procon-TO realizou 2.475 atendimentos resultados de problemas e reclamações contra a concessionária de energia Energisa.
A audiência teve como objetivo ouvir a população sobre a alta demanda referente ao valor alto das contas de energia, em Dianópolis. "Temos recebido muitas pessoas que continuam com as mesmas reclamações sobre o aumento na conta de luz e precisamos resolver esta situação, o consumidor está sendo lesado. É uma situação inadmissível, principalmente por se tratar de um serviço essencial", afirmou Walter Viana.
A moradora do setor Nova Cidade, Tatiana Felix, contou que sua conta aumentou mais de R$100 em dois meses. "Tenho noção do que estamos gastando na minha casa. E ainda mais neste período chuvoso, nossa economia é maior, pois o tempo está frio e nem ventilador ligamos. A conta em janeiro foi no valor de R$75, este mês veio R$179", explicou Tatiana.
A responsável pelo núcleo regional de Dianópolis, Liciane Maia, lembrou que é fundamental que o consumidor procure o Procon-TO para formalizar a reclamação. "É necessário que todos que estão sendo prejudicados que procurem o Procon e denunciem. Vamos tentar solucionar o problema e tomar as medidas legais cabíveis", ressaltou Liciane.
O presidente da subseção de Dianópolis da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Hamurab Diniz Ribeiro, destacou a importância da audiência. "É preciso cada vez mais que haja esta conscientização do consumidor. Que o mesmo procure procure os órgãos de defesa e exija que seus direitos sejam cumpridos.