Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
  • Home
  • Ponto Cartesiano
  • Cínthia fica livre para fazer reforma. Muito embora, de origem, os cargos à sua disposição já estivessem!!!
Ponto Cartesiano

Cínthia fica livre para fazer reforma. Muito embora, de origem, os cargos à sua disposição já estivessem!!!

Os secretários da prefeita Cínthia Ribeiro entregaram os cargos. Retiram, assim, da prefeita, o ônus e desgaste político de ferir suscetibilidades ao sobrepor, a seu modo, a necessidade política de mudança na administração ao juízo dos afetos.

Seria hipocrisia, no entanto, acreditar que fosse mero exercício de altruísmo a entrega de objeto que, pela lei, não os pertencia posto submetido a competências do Executivo. Não se entrega o que não se tem. Já pertenciam, de origem, à discricionariedade do titular do cargo de prefeito. Demissão ad nutum.

É óbvio que um secretário demitido poderia sair atirando. E a prefeita, há um ano no cargo, tem o direito de mudar a estrutura no que, a seu juízo legítimo, observaria não funcionar como desejasse. Até para formar sua base partidária e política para fortalecer seu projeto de reeleição. Uma decisão legítima e partidos só se agrupam por projetos comuns. Juntar as duas pontas exige, entretanto, mais que uma simples vontade altruista de bem coletivo.

A própria divulgação da entrega já aponta digitais de sua natureza. Uma doação (renúncia) objetivamente desnecessária. Isto porque aquele que doa, estaria entregando algo que lhe pertenceria, o que não é o caso de cargos em comissão no serviço público. Há, assim, a preocupação política em não desagradar aliados internos e externos.É do jogo.

A “entrega”, entretanto, apenas retiraria as tintas de uma demissão considerada política ou administrativamente necessária.. Ainda que apontasse, de igual modo, deficiência da prefeita em fazer uso da autoridade de que dispõe, algo preferível que não transpareça. E se assim se coloca, se apresentaria até como condição de governabilidade, expondo dissenções no grupo da prefeita, ao contrário do que a renúncia coletiva pretenderia corresponder.

Como é conhecido, há divergências internas na orientação política de Cínthia Ribeiro. É cada vez maior o número de reclamações a interferências na administração proporcionadas por ex-secretários próximos de Cínthia, na base dos recursos auriculares (os populares fuxicos) para “queimar” auxiliares que possuam um olhar diferente sobre a administração e as movimentações políticas da prefeita.

Cínthia, se vai bem do ponto de vista administrativo, fiscal e de obras, enfrenta esse conflito. Opiniões diferentes são relevantes para se aproximar do mais producente e benéfico. Desde que submetidas ao escrutínio da razão e do bom senso. Do contrário, são apenas idéias camicases que podem levar a prefeita a perder aliados e o foco na administração da cidade.

Posts relacionados

Delegados, governador e manifestantes ficam nus: delegado,pivô da crise, agradece novo cargo de delegado adjunto!!

luizarmandocosta

Governo já sabia que empresa iria depositar lixo no galpão. Sancil publicou no DO em junho e outubro solicitação de licença prévia ao Naturatins para usá-lo como transbordo do lixo

luizarmandocosta

Juiz aponta sobrepreço da Sancil, informa JTo. Mas a empresa contratada na semana passada para substituí-la cobrou ainda mais caro!!!É a mágica do preço menor praticada pelo governo!!

luizarmandocosta

Deixe seu comentário