O governo completa nesta quarta exatos quarenta dias sem lei orçamentária. A proposta foi protocolada pelo Executivo no Legislativo no dia 15 de dezembro do ano passado. Há, portanto, 65 dias.

Pelo trâmite, deve fechar com 75 dias, numa perspectiva otimista de que o parlamento a aprove antes do carnaval porque ninguém é de ferro para cair na farra com uma culpa dessas na consciência. Daqui a uma semana e meia.

Com um pouco de mais paciência, quem sabe, os deputados podem até colocar no bolso um dinheirinho não esperado para uma biritas com imprescindíveis sessões extraordinárias para o Estado enfrentar as águas de março com orçamento aprovado.

Indiferente à inércia política (ou por ela impulsionada), a economia do Estado registrou queda em 2018. Estudos da Tendência Consultorias tornados públicos esta semana demonstram que o Tocantins foi uma das unidades da Federação que apresentaram crescimento negativo do PIB no ano passado.

E o que isto tem a ver com a lerdeza dos parlamentares: o orçamento que tramita no Legislativo é elaborado em cima de uma projeção de crescimento do PIB de 3% em 2019. Sucederia o orçamento de 2018 calculado sobre uma previsão de 2,50%. Foi negativo. O orçamento reflete a economia.

Um pouco de lógica determinaria que o orçamento de 2019 fosse elaborado tendo como base tais premissas. O governo pode até explicar que o orçamento tivesse sido encaminhado antes do fechamento dos dados do PIB.

Leia mais: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/opiniao/tend%C3%AAncias-e-ideias-1.1694943/chutes-no-or%C3%A7amento-1.1734283

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Lembram-se daquele projeto de Zero Papel descrito aqui no blog há duas semanas como meta do governo com a utilização, pela Secretaria da Fazenda, do sistema Sf...

Os números são impressionantes. O contrato 040 (2024) – assinado em 25 de março e já empenhado – da Prefeitura de Peixe se compromissando a...

O Ministério Público fez publicar no seu Diário Eletrônico de ontem a Portaria de Instauração – Procedimento Preparatório 144...