Um número da pesquisa Vetor/Fieto deveria ser melhor observado pelos marqueteiros e formuladores políticos, tanto de Carlos Amastha como de Mauro Carlesse, os dois candidatos com maior índice de intenção de votos.Já devem estar debruçados sobre a narrativa.

Mauro Carlesse registrou um crescimento de sete pontos percentuais – considerando os votos válidos e não de eleitores - entre 13 de agosto e 20 de setembro na pesquisa estimulada. Passou de 54% para 61%.

Carlos Amastha registrou, no mesmo período, queda de 32% para 27%. Na espontânea a situação foi mantida: Carlesse de 53% para 61% e Amastha de 33% para 28%.

Numa eleição majoritária é um dado relevante porque somente ocorre segundo turno se um candidato não alcançar a maioria absoluta dos votos válidos (50% mais 1 dos votos válidos). Ou seja, votos brancos e nulos são excluídos.

São números que podem ter sido alterados da publicação até hoje e certamente sofrerão mudanças nos próximos dez dias que os separam das eleições.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...