O prefeito Carlos Amastha promete para este domingo ligar a iluminação de Natal nas ruas da cidade. É algo que contribui com o comércio da cidade em função do apelo comercial das festas de fim de ano. Mas que, por outro lado, mexe com as pessoas num movimento reflexo, que independe delas. Queira-se ou não, se é contaminado, nos países ocidentais, pelo clima natalino.

Amastha, assim, busca o que a população quer, de imediato, e o faz. E ele está certo, afinal os moradores da cidade elegeram um prefeito para administrá-la no que ela tem de...cidade. Ainda que tenha pouco mais de 250 mil habitantes, um pequeno conglomerado urbano do interior do país, com todos os aspectos de cidade do...interior.

O Prefeito, como até mesmo seus adversários não conseguem evitar de anuir, tem administrado a cidade com esmero. Há diferenças enormes, para melhor, em relação aos oito anos de Raul Filho ou aos quatro de Nilmar Ruiz, para ficar apenas nos últimos doze anos.

Ainda que Raul e Nilmar tenham argumentações para os seus desempenhos e prioridades, é visível a preocupação do prefeito com a cidade, suas ruas e moradores. Palmas está limpa, ruas e avenidas bem cuidadas, jardins sem defeito e se vê, diariamente, preocupação em manter-se o mesmo padrão. E ainda um conjunto de obras de infraestrutura sendo realizadas.

Pode-se contraditar: é tudo perfumaria, LA! Onde estão os números da educação e da saúde? Ora, na educação e saúde, até onde se conhece, os indicadores estão os mesmos, assim como os problemas. Só que, ao contrário das outras gestões que se compara, os problemas também  eram os mesmos, mas a cidade não estava tão bonita e bem cuidada como na gestão de Carlos Amastha. Ou seja, com o colombiano há um ganho.

É claro que isto tudo não afasta o caráter autoritário do prefeito, suas concepções ideológicas reacionárias e até certo ponto maniqueístas, sua capacidade de mimetizar circunstâncias em seu benefício. Mas a população não o elegeu para fazer política e sim administrar a cidade. E isto ele está, até aqui, cumprindo com louvor. As suas posições ideológicas devem ser circunscritas em outro contexto de discussão. Talvez, do ponto de vista principial,  mais relevante que o ofício de cuidar obra física. Mas, certamente, com outros paradigmas.

Deixe seu comentário:

Dando continuidade às vistorias nas unidades de saúde pública de Palmas, nesta quarta-feira, 19, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Tocantins, aco...

As unidades do Judiciário de Araguaína estão em fase de mudança para o novo Fórum da cidade, mas algumas já iniciaram suas atividades. A Vara de Violência Doméstica, o Jui...

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, finalizou mais um curso para os funcionários da fazenda Dois Rios em Lagoa da confusão. Dessa vez a instrutora do SENAR Adeuma Bo...